quinta-feira, 24 de abril de 2008

Proibição da pesca esportiva

De um lado o governo do Rio de Janeiro e o IBAMA. De outro, os praticantes da pesca esportiva. Quem estará certo?

Os pescadores estão se unindo para enfrentar as restrições ao esporte, que cada vez serão maiores. Eles alegam que a pesca não é a razão da destruição do ambiente marinho e que irão continuar combatendo os excessos dos ambientalistas. A Associação VIVAMAR é um ponto de apoio para os pescadores.

Já o IBAMA, que está voltando com a proposta de fazer uma unidade de conservação nas ilhas do Rio de Janeiro e torná-las Parques Marinhos. A pesca esportiva só poderá ser praticada em áreas muito restritas, a fim de que seja possível repovoar o ambiente marinho, que dizem ter sido semi-destruído pela atividade pesqueira.

O governador Sérgio Cabral Filho, o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, e o presidente do Instituto Estadual de Florestas (IEF), André Ilha já deram início à primeira fase do Projeto de Fortalecimento do Parque Estadual de Ilha Grande, em Angra dos Reis. O presidente do IEF explicou que a maioria das agressões verificadas na ilha está relacionada à visitação descontrolada. O projeto inaugura no estado o conceito de parque-modelo, com apoio ao ecoturismo, guias bilíngües e sistema de vigilância permanente.

Então, dê sua opinião sobre o assunto votando na enquete ao lado. Esperamos seu voto.

0 comentários: